terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
domingo, 22 de fevereiro de 2009
Nova Ortografia
O que muda na nova ortografia?
No Brasil, somente 0,6% (aprox) das palavras serão afetadas. Veja abaixo as mudanças:
TREMA Deixará de existir em todas as palavras (ex: lingüiça será escrito como “linguiça”), com exceção para nome próprio "Müller"
HÍFEN Não será mais usado nos seguintes casos:
Quando o primeiro elemento termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente (Ex: extra-escolar será escrito como) “extraescolar”;
Quando o segundo elemento começar com r ou s. Nesse caso, a primeira letra do segundo elemento deverá ser duplicada (Ex: anti-semita e contra-regra serão escritos como) “antissemita” e “contrarregra”;
A exceção é quando o primeiro elemento terminar em "r" e o segundo elemento começar com a mesma letra. Nesse caso, a palavra deverá ser grafada com hífen, como em "hiper-requintado" e "inter-racial".
Outra regra para o hífen é a de incluí-lo onde antes não existia, nos casos em que o primeiro elemento finalizar com a mesma vogal que começa o segundo elemento (ex: microondas e antiinflamatório serão escritos como “micro-ondas” e “anti-inflamatório”.
ACENTO AGUDO
Será abolido em palavras terminadas com “eia” e “oia” (ex: idéia e jibóia serão escritos como “ideia” e “jiboia”.
Nas palavras paroxítonas, com “i” e “u” tônicos, quando precedidos de ditongo. Exemplos: “feiúra” e “baiúca” passam a ser grafadas “feiura” e “baiuca”
Nas formas verbais que têm o acento tônico na raiz, com “u” tônico precedido de “g” ou “q” e seguido de “e” ou “i”. Com isso, algumas poucas formas de verbos, como averigúe (averiguar), apazigúe (apaziguar) e argúem (arg(ü/u)ir), passam a ser averigue, apazigue, arguem
ACENTO CIRCUNFLEXO
Deixará de existir em:
palavras que terminam com hiato “oo” (Ex: vôo e enjôo serão escritos como “voo” e “enjoo”)
terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos dar, ler, crer e ver (ex: Lêem, vêem, crêem e dêem serão escritos como “leem”, “veem”, “creem” e “deem”)
ACENTO DIFERENCIAL
Não se usará mais o acento para diferenciar:
“pêra” (substantivo - fruta) e “pera” (preposição arcaica)
“péla” (flexão do verbo pelar) de “pela” (combinação da preposição com o artigo)
“pára” de “para” (preposição)
“pêlo” de “pelo” (combinação da preposição com o artigo)“pólo” (substantivo) de “polo” (combinação antiga e popular de “por” e “lo”)
ALFABETO
O alfabeto agora contará com as letras “k”, “w” e “y”, somando um total de 26 letras
No site Editora Atica mostra o MANUAL DA NOVA ORTOGRAFIA,
http://www.atica.com.br/novaortografia/index_.htm
http://www.atica.com.br/novaortografia/index_.htm
domingo, 15 de fevereiro de 2009
Mudar, nós podemos! slogan de Barack Obama
Mudar, nós podemos!
Foi o slogan que acompanhou toda a campanha do candidato à presidência dos Estados Unidos da América, Barack Obama, eleito e empossado presidente em 20/01/2009. A mensagem, com o objetivo de alimentar a esperança do povo americano para acreditar e colaborar com as mudanças que pretende promover para melhorar a autoimagem americana perante os próprios cidadãos e sobremaneira perante ao mundo, sinalizar que medidas profundas deverão ser implementadas nos vários setores daquela sociedade, ou seja, nas esferas econômica, social, política, tecnológica e ambiental, entre outras. Mudanças que exigem colaboração e sacrifício de toda sociedade para reerguer-se da grave crise que enfrenta e recuperar o seu prestigio como mais importante sociedade capitalista do planeta no cenário mundial.
Com relação aos problemas de ordem econômica e ambiental, o presidente Obama anunciou a revisão do papel que seu pais deverá adotar frente à Convenção-Quadro sobre mudanças do clima (CQMC), diferentemente da posição que o pais assumiu no governo Busch, não ter aderido às recomendações e metas mundiais previstas no protocolo de Kyoto, com objetivo de diminuir a poluição ambiental, reduzir o efeito estufa e combater o aquecimento global, mesmo sendo um dos países fenômeno ambiental, o qual tem provocado graves conseqüências ambientais ao planeta e transtornos socioambientais para muitas nações.
Fonte: http://www.brasilescola.com.br/geografia%20/protocolo-kyoto.htm
Professor Thomas disciplina de Biologia
Assinar:
Postagens (Atom)